26 - Como manter o equilíbrio diário

26 - Como manter o equilíbrio diário

Como posso manter o equilíbrio em meu viver diário?

Um dos grandes desafios da vida Cristã é saber como podemos lidar com o mundo ao nosso redor, especialmente em situações em que os colegas de trabalho e amigos se comportam de maneira que são estranhos às normas cristãs. Nos relacionamos com os outros, podemos errar de duas maneiras:

Uma delas é nos isolando, permanecendo sozinhos. Temos que refletir que o nosso isolamento poderá privar as outras pessoas da influência divina que podemos fazer em suas vidas. E se formos a única "Bíblia" que eles estão lendo?

O outro erro é nos assimilar, ser como aqueles que nos rodeiam. A Bíblia nos instrui a ficarmos de fora em questões que são inegociáveis, mas nos mantermos flexíveis e acessíveis para nos relacionarmos com os demais (ver Malaquias 3:18, 1 Coríntios 9:19-22).

Jesus mostrou uma abordagem equilibrada. Ele nem se isolou nem se assimilou. Ele se relacionava com as pessoas onde elas estavam, mas sem fazer concessões.

Billy Graham disse que deveríamos ser como a Corrente do Golfo, que flui através das águas geladas do Atlântico: “A Corrente do Golfo está no oceano, mas não é parte dele”. Os crentes estão no mundo, mas não devem permitir ser absorvidos por ele. “Assim, devemos manter a nossa identidade e propósito, mas também afetar o clima ao redor”. Devemos estar no mundo, mas não sermos dele.

“Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.”

João 17:16, 18