Você tem o Espírito Santo?

Você tem o Espírito Santo?

 TEMA: ESPÍRITOSANTO

“Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu espírito!” Números 11.29

-Introdução: A pergunta deste título está errada (propositalmente). Ninguém pode ‘ter’ o Espírito Santo, mas devemos nos entregar totalmente ao Espírito Santo e pertencer a Ele. Contudo, muitos elaboram esta pergunta deste modo como se apoderassem do Espírito Santo como um bem que lhe desse status religioso.

Na criação do universo “Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”(Gênesis 1.2). Durante todo o período do Antigo Testamento, o Espírito Santo se movia apenas sobre os profetas, um de cada vez. Já no tempo da Graça, o dom do Espírito Santo foi derramado sobre toda sua Igreja (Atos 2.33). Cumpriu-se a promessa do derramamento do Espírito sobre jovens, idosos, mulheres, homens, e “até sobre os servos e as servas” (Joel 2.28-30).

Alguns homens estavam profetizando no meio do povo de Deus e Josué foi até Moisés reclamar disso pedindo que proibisse. Neste momento que Moisés disse “quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu espírito!” (Números 11.29). Esse é o desejo de todo líder, pastor e também do Senhor, que toda a igreja seja cheia do Espírito Santo.

Como receber o Espírito Santo?

Vamos refletir sobre algumas evidências bíblicas de uma pessoa que já foi cheio do Espírito:

 

1- Aceitar JesusI Coríntios 12.3 “ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo

A obra do arrependimento e conversão é operada pelo Espírito Santo que “convence do pecado” (João 16.8). Então, quando alguém aceita a Jesus como Senhor, já recebe o Espírito em sua vida. Sem o Espírito Santo seria impossível estar na presença de Deus.

Quando Paulo visitou a comunidade de Éfeso pela primeira vez, perguntou se já tinham recebido o Espírito Santo, contudo, embora já tivessem aceitado a Jesus, ainda nem tinham ouvido falar do Espírito Santo. Então Paulo pregou para eles e “impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo” (Atos 19.6).

Se você já aceitou Jesus não tenha dúvida de que o Espírito Santo já está em sua vida!

                              

2- Crer na PalavraEfésios 1.13 depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”

O fato de crer na Palavra de Deus também é uma obra do Espírito Santo na vida do cristão. A própria Escritura foi inspirada pelo Espírito Santo (II Pedro 1.20,21) e a interpretação da Palavra também é direcionada pelo mesmo Espírito.

Na casa de Cornélio, quando Pedro pregou a Palavra para os que ali estavam, “ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (Atos 10.44). Interessante notar que eles receberam o Espírito antes de ser batizados com água (Atos 10.47).

Se você crê na Palavra de Deus, o Espírito Santo está em sua vida!

 

3- Gerar frutos: Gálatas 5.22,23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”

Uma das maiores provas da presença do Espírito Santo em uma pessoa é a sua conduta e maneira de viver cristã. Os frutos mostram quem realmente somos. As obras da carne invalidam a vida espiritual porque contradizem com o ensinamento da Palavra.

O fruto do Espírito tem características inconfundíveis e agradáveis. Os dons espirituais também são muito importantes, mas Jesus disse que “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.20). A maturidade espiritual e a plenitude do Espírito na vida cristã são evidenciadas pelos frutos. Então, mesmo uma pessoa carismática, deve viver o que fala na prática.

Se você frutifica o Espírito Santo está em sua vida!

Receba o Espírito Santo!

-CONCLUSÃO“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus” Romanos 8.16

Saber se alguém tem o Espírito Santo em sua vida é simples, porque o próprio Espírito testifica isso no coração de cada um. Contudo, não somos aptos para julgar a espiritualidade das pessoas. Devemos aprender a discernir tudo espiritualmente, pois “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.14).

Jesus ensinou que devemos pedir o Espírito Santo (Mateus 7.11). Todos devem buscar esta unção para sua vida. Mas não se preocupe com aparências ou dons que mostrem publicamente a presença do Espírito Santo em sua vida. Apenas busque “enchei-vos do espírito” (Efésios 5.18) e Ele te dará o dom que você precisa.

Para receber o Espírito Santo você deve aceitar Jesus, crer na Palavra e produzir frutos!

AUTOR: PR. WELFANY NOLASCO RODRIGUES

http://www.esbocosermao.com/