Estudos Biblicos dos livros de Êxodo e Levítico

Estudos Biblicos dos livros de Êxodo e Levítico

Êxodo e Levítico

Introdução

 Resumo dos livros da Bíblia com os livros de Êxodo e Levítico.

Na primeira unidade deste resumo, a história relatada em Gênesis encerrou com os descendentes de Jacó (Israel) morando no Egito. Jacó morreu, e o corpo dele foi levado de volta para Canaã para ser enterrado.

Quando José morreu, o corpo dele foi embalsamado, aguardando a saída do povo do Egito.

O autor de Hebreus comenta sobre este fato: “Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordem quanto aos seus próprios ossos” (Hebreus 11:22).

O Pentateuco é atribuído a Moisés, o personagem principal dos livros de Êxodo a Deuteronômio.

O primeiro livro, Gênesis, servia para identificar a nação israelita, começando com a Criação e mostrando como Deus escolheu os descendentes de Abraão para um lugar especial no seu plano. As promessas a Abraão (nação, terra e bênçãos pelo descendente) servem para prever a história.

Os próximos quatro livros (Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) focalizam o cumprimento da promessa sobre a nação e os preparos para cumprir a promessa sobre a terra, que seria realizada na próxima geração sob a liderança de Josué.

Os livros de Êxodo e Levítico abrangem um período de mais de 80 anos (de aproximadamente 1525 a 1445 a.C.), relatando a vida de Moisés até o período em que ele ficou com os israelitas acampados perto do monte Sinai.

Êxodo conta a história da vida dele até este ponto, e Levítico apresenta instruções dadas aos levitas (a tribo que inclui os sacerdotes) para manter a santidade do povo. Nesta unidade do resumo dos livros da Bíblia, vamos dedicar cinco aulas a estes dois livros:

1 – Moisés e as Pragas no Egito (Êxodo 1 - 12)

2 – Deus Constitui a Nação de Israel (Êxodo 12 - 24)

3 – A Construção do Tabernáculo (Êxodo 25 - 40)

4 – Sacerdotes e Sacrifícios (Levítico 1 - 10)

5 – A Pureza e as Festas (Levítico 11 - 27) Estes resumos não são estudos completos ou detalhados e, por este motivo, não incluirão comentários sobre os pormenores dos textos. O propósito dos resumos é organizar e enfatizar alguns pontos principais dos relatos bíblicos. Veja outras sugestões na introdução à primeira unidade. 

Leia o estudo completo em PDF:  Clique Aqui